Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi eu nulla vehicula, sagittis tortor id, fermentum nunc. Donec gravida mi a condimentum rutrum. Praesent aliquet pellentesque nisi.

Blog

EnotextUncategorizedConferências Técnicas Enotext – Porto

Conferências Técnicas Enotext – Porto

CONFERÊNCIAS TÉCNICAS ENOTEXT

Fundação Dr. António Cupertino de Miranda – 12 de Junho 2019

As técnicas para optimizar a expressão aromática dos vinhos brancos e rosés. Em particular a utilidade das borras, a nutrição, a protecção…”

Jean Pierre Valade – Director Técnico do Institut Oenologique de Champagne (IOC). Consultor em grandes marcas de Champagne, o seu trabalho é também notabilizado além-fronteiras, onde se inclui, naturalmente Portugal. Com um vasto conhecimento sobre os vinhos portugueses, tem desempenhado um papel fundamental junto de grande parte dos nossos produtores, desenvolvendo laços de confiança e amizade.

O “Tempo de preparação dos mostos”, as Enzimas de clarificação, de extracção, de maceração e o caso particular da Flotação.

José Maria Bravo – Director Técnico de IOC – Enotecnia, Espanha. Licenciado em Farmácia, Professor de Licenciatura em Enologia na Universidade de Valladolid, Professor de Mestrado de Enologia e Viticultura na Universidade de Madrid. Director Técnico das Bode- Ricardo Benito em Madrid, durante 25 anos.

As técnicas e produtos à nossa disposição para produto Bio, Biodinâmico, Vegan “Nature”…

Bertrand Robillard – Formado na Universidade de Lille, desempen- hou um papel fulcral no Departamento de Investigação da Moët & Chandon durante 17 anos. Nos anos 90 ingressou no projecto IOC – Institut Oenologique de Champagne, onde ocupa actualmente a direcção do Departamento Investigação e Desenvolvimento (R&D).

Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo: O que é, como funciona e que resultados já obteve.

João Barroso – Coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (Parte da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana), gere e acompanha o desempenho de sustentabilidade da grande região vinícola do Alentejo. Investiga e auxilia os produtores na implantação de melhores práticas disponíveis, promovendo intercâmbio de informação entre os membros do programa. Especialista em produção sustentável de Vinho, prevenção da poluição, alterações climáticas e construções verdes.

previousnext